5 truques para reparar máquinas de lavar

 

Se uma máquina de lavar avariar é uma dor de cabeça. Só de saber que teremos que lavar à mão, esfregar, ensaboar, escorrer e depois estender, já nos obriga a ter que aprender os truques para consertar uma máquina de lavar. Este artigo aborda isso mesmo!

Desde o início, devemos saber qual é o problema. Se não ligar, vamos verificar se o cabo de alimentação está desconectado e verificar se não foi danificado pelo seu animal de estimação ou pelo desgaste devido à idade deste eletrodoméstico. Também pode estar a ser fortemente pressionado com algo ou até dobrado. De qualquer forma, se a energia não for o problema, é hora de voltar a ligar o aparelho.

 

Em primeiro lugar, lembre-se que a água e a eletricidade não se dão bem, por isso é importante que se apliquem as recomendações e cuidados em relação aos riscos elétricos.

 

Problemas mais comuns que podem prejudicar o desempenho da sua máquina de lavar

 

Fuga de água

 

O mais comum. Verifique cuidadosamente a borracha da porta da máquina de lavar para ver se há sinais de deterioração. Se for esse o problema, basta substituir a borracha. Retire o painel frontal e veja onde a borracha se une ao dispositivo. Se  não tiver certeza, é hora de consultar seus papéis para obter as instruções sobre a máquina de lavar. Peça ajuda para retirá-lo para que possa verificar se há tubos soltos na parte de trás.

 

Sujidade ou acumulação de resíduos sólidos também bloquearão a passagem e farão com que a água volte para trás. Se encontrar vestígios de detergente seco ou algum outro material, limpe essa área e verá como a máquina de lavar fica em funcionamento.

 

Não há água

 

Acredite ou não, esse pequeno problema geralmente é resolvido simplesmente escolhendo a função de lavagem certa junto com a carga de água apropriada. No entanto, também deve verificar se as mangueiras estão devidamente ajustadas ou se não estão dobradas ou torcidas. E outra coisa: verificou se não faltou a água. Abra outra torneira para verificar se não é um corte geral de água.

 

Estes são problemas simples. As coisas podem ficar ainda mais complicadas, e se tal acontecer, necessita da ajuda de um profissional para reparar a máquina de lavar.

 

Demasiados movimentos e barulhos

 

Se encher demais ou de menos pode fazer com que o tambor fique desequilibrado e faça mais barulho do que o normal. Se isso acontecer, primeiro verifique se ele está perfeitamente nivelado. Se o problema persistir, tente lavar distribuindo o peso da roupa, especialmente se for lavar toalhas ou jeans. Se não for por algum destes problemas, o motor pode estar estragado, e portanto, será necessário consultar um técnico especializado. A sua intenção de consertar a máquina de lavar é válida, mas às vezes é preciso assistência especializada.

 

Pára a meio do ciclo de lavagem

 

Fique tranquilo. Quieto. Pode estar a descansar enquanto enche a água necessária ou a na fase de descarga, de acordo com o horário definido por si. Porém, se o problema persistir, pode originar o entupimento ou mau posicionamento da mangueira de esgoto, o que impede que a água finalize a lavagem.

 

O filtro

 

É uma tarefa que não se deve ignorar, e é aconselhável fazê-la com uma certa frequência para que a sua roupa saia limpa e cheire bem. Já sabe que os restos de sujidade permanecem no filtro. O normal é que ao abri-lo comece a sair alguma água acumulada. Deve retirar o filtro e limpar os restos que se depositaram no interior ou na bomba. Certifique-se de que não sobrou nenhum material que impeça a passagem de água.

 

É importante que após usar a máquina de lavar a deixe ventilar com a porta aberta para que seque de uma forma mais rápida e não fique com odores desagradáveis.

 

Saiba que detetar a tempo uma possível avaria e reverter algumas delas ajudará a poupar energia sem estar constantemente a procurar novos preços de luz e fornecedores de energia.

 

E já que falamos na eficiência energética dos eletrodomésticos, se considera que está na hora de modernizar a sua máquina de lavar, fique a saber que o mercado já conta com inúmeros modelos inteligentes que podem ser controlados para consumir menos tendo rede WIFI e internet móvel no seu smartphone.